Mas, afinal, quanto custa uma Ferrari no Brasil?
Uma Ferrari custa caro em qualquer lugar do mundo, mas os modelos são mais baratos nos EUA do que no Brasil. A Ferrari 458 Spider (um conversível cuja capota se abre em apenas 14 segundos), apenas para citar um exemplo, é vendida por dois milhões e meio de reais (R$2.500.000).
Com o equivalente a este valor em dólares, é possível comprar o mesmo carro, com troco para adquirir um helicóptero e um apartamento em Nova York (EUA). Convertendo para a moeda brasileira, a Spider custa R$ 510 mil; um apartamento no Queens, R$ 710 mil; um helicóptero, R$ 670 mil.
Resumindo, uma Ferrari zero km no Brasil custa DOIS MILHÕES E MEIO DE REAIS, já nos EUA você consegue compra-la com 600 mil reais (U$150 mil dólares, aproximadamente).
Resumindo, uma Ferrari zero km no Brasil custa DOIS MILHÕES E MEIO DE REAIS, já nos EUA você consegue compra-la com 600 mil reais (U$150 mil dólares, aproximadamente).
Porque essa diferença no preço?Não é preciso ter muita imaginação para descobrir as razões da diferença de preços da Ferrari no Brasil e nos EUA: a carga tributária brasileira é astronômica – e não apenas para produtos importados. No valor pago em um pacote de feijão, 17% são reservados para o pagamento dos muitos impostos.
No Brasil, o imposto de importação é de 35%, com algumas isenções ou reduções temporárias. NosEUA, é de 2,5%. Apesar da má qualidade dos serviços públicos prestados pela União, os Estados e municípios, nós pagamos impostos dignos de um país da Escandinávia, onde estão algumas das nações com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais altos do planeta.
Para comprar uma Ferrari no Brasil, não basta pagar as taxas de importação. Sobre o preço, incidem o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 55%, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de 25%, PIS/COFINS, de 9% e o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), de 5%.
Existe outro motivo para uma Ferrari custar muito mais no Brasil do que nos EUA: a demanda. Em 2012, os americanos compraram quase dois mil automóveis da montadora; os brasileiros, apenas 64. Isto significa que a logística para trazer o carro ao país é muito mais cara. As concessionárias lucram bastante com o volume de vendas.
Qualquer bem tem o valor que os consumidores estão dispostos a pagar – é uma das principais regras do mercado. Nos EUA e na Europa, a Ferrari Spider custa cerca de R$ 500 mil; na China, R$ 1 milhão; no Brasil, R$ 2 milhões.
No Brasil, o imposto de importação é de 35%, com algumas isenções ou reduções temporárias. NosEUA, é de 2,5%. Apesar da má qualidade dos serviços públicos prestados pela União, os Estados e municípios, nós pagamos impostos dignos de um país da Escandinávia, onde estão algumas das nações com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais altos do planeta.
Para comprar uma Ferrari no Brasil, não basta pagar as taxas de importação. Sobre o preço, incidem o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 55%, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de 25%, PIS/COFINS, de 9% e o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), de 5%.
Existe outro motivo para uma Ferrari custar muito mais no Brasil do que nos EUA: a demanda. Em 2012, os americanos compraram quase dois mil automóveis da montadora; os brasileiros, apenas 64. Isto significa que a logística para trazer o carro ao país é muito mais cara. As concessionárias lucram bastante com o volume de vendas.
Qualquer bem tem o valor que os consumidores estão dispostos a pagar – é uma das principais regras do mercado. Nos EUA e na Europa, a Ferrari Spider custa cerca de R$ 500 mil; na China, R$ 1 milhão; no Brasil, R$ 2 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário